sábado, 23 de maio de 2009

कुंदों में espelho

QUANDO ME ESPELHO

Quando me espelho
não sei o que sou
vejo uma pessoa
parada a minha frente

que quando eu sorrir
ela sorri
quando me entristeço
ela se entristece
enruga-se

quando me espelho
quando desço pela rua da Rádio
espelho-me na Franco Moçambicano
e vejo alguém passageiro
reparando-me
e não sei distinguir
o que realmente sou

quando me espelho
expio
o meu assóbio
num tom de assóbio
dentro do meu coração
e não consigo distinguir
o meu coração
nem o meu passo característico
pior é o meu rosto
não consigo distingui-lo

quando me espelho
não consigo dizer o que sou
pois quém sabe
o que sou
é quém me vê
e eu não me vejo
somente me espelho
por isso hoje e pela primeira vez
que me espelho
espero que as pessoas
me digam alguma coisa
pois eu sou como um sol
que reflectido num espelho
foca horizontalmente
não verticalmente
pelo qual não sabe
que fere a vista humana
quanto refletido horizontalmente
no espelho,
quando me espelho
espero que outras pessoas
utilizem do mesmo espelho
para me dizerem
o que sou

quando me espelho
espero que todos reflictam
o que sou
quando deparar
com elas
não espero que alguém
me amostre uma cara enrugada
o sinónimo de eu estar
a enruguecer

quando me espelho
não espero distinguir pessoas
se assim for, serei racista

quando me espelho
não espero ser racista
nem tribalista
muito menos despresador das pessoas

quando me espelho
não devo analisar
as pessoas pela cara
nem pela beleza
mas sim pelo intimo

quando me espelho
espero muitas coisas
dos telespectadores
para que me digam
se irão me ajudar
ou irão me deixar
no deserto!25/3/2005

Sem comentários:

Enviar um comentário