quarta-feira, 22 de setembro de 2010

UMA PRENDA AO PROFESSOR DE CHANGALANE

UMA PRENDA AO PROFESSOR DE CHANGALANE

Em primeiro lugar venho por este meio agradecer ao Senhor Director por ter concedito este espaço para publicar esta opinião acerca do dia do professor em Changalane. Data esta passada à um convivio na localidade de Changalane, isto refiro – me à Escola Primária Completa de Changalane, onde as actividades iniciaram as 08:30min. Da manhã, com o ensaio da Bandeira e do hino Nacional que dignifica a Nação Moçambicana.
Portanto no momento do hino Nacional eu tremia, pois não tinha prenda para oferecer ao meu professor, mas por um lado do meu coração em mim mesmo batia uma segurança como de quém dizia “cala – te, não te preocupe, nada de vergonha vai acontecer, tudo se resolverá”.
No fim do hino veio a fase das prendas onde quém tivesse algo a oferecer ao respectivo professor se retiraria da fileira da formatura para frente oferece – lo ( o Professor ).
O apresentador do programa quando afirmou sobre o momento das prendas eu estava com os joelhos a tremer pois não era o meu hábito festejar ou celebrar um aniversário, entrar na festa e sair sem pelo menos dar uma certa prenda, por mais que seja uma simples palavra de enaltecimento sobre a data comemorativa, e que tal esta vez que é o dia consagrado para os meus mestres que me ensinam a vida e a forma de enfrenta – la!? Só que nem palavras a minha língua conservava, sendo este um momento incerto, pois devia organiza – las a tempo para as proferi – las com toda a ousadia no lugar de uma prenda. Na tentativa de querer saber se tinha algo ou não para servir de prenda, nada surgiu em frente de mim para satisfazer a sagrada necessidade de uma simples prenda para o meu pai – dois. Até me lembrei da última vez que festejei o dia dos meus professores á dois anos atrás quando escrevi um poemas que depois de declamado perante aos meus professores, espantou toda a gente presente naquele lugar, quando na altura, eu era ainda esculpido para me tornar num celebre desempregado. Entretanto, ninguém se atreveu em sair para a frente oferecer a prenda, pois seria uma autêntica bagunça se todos nós duma só vez fossemos com as nossas prendas. Foi quando o apresentador chamou a Primeira (1ª.) classe, Segunda, Terc..., todas as classes em ordem, isto é, cada classe oferecia as prendas aos seus respectivos professores e saia, seguindo uma outra classe, sucessivamente. O apresentador foi prosseguindo com cada classe ...Quinta, Sext.., quando chegou a fase da penúltima classe (Sexta) faltavam dez segundos para cair, pois não tinha algo nem ideia de uma simples prenda para o meu Professor. Mas quando gritou ...Sétima Classe! Sinceramente, o coração bateu e algo me apareceu na mente que me mandou a meter a mão no meu bolso direito e fui encontrar repousada a minha pacata prenda e antes de tirar a mão do bolso achava ser uma nota em dinheiro, mas quando verifiquei com detalhes fui descobrir que era um lote de presentes do dia dos namorados bem conservados para serem usados – Preservativos. Respirei, e suspirei um ar fundo, sinal de um alívio á dívida que eu tinha para com o meu coração e dirigi – me aos meus professores, ofereci – os um preservativos para cada um deles, só que me faltavam dois preservativos e fui á um Activista da Geração Biz que estava perto e pedi nele mais dois, oferecendo – me, fui completar mais aos dois professores que faltavam.
Acontecido isto, foi quando me senti aliviado de uma prenda ao meu Herói Professor, embora alguns colegas riam – me como que eu fosse um mentecapto, e os convidados riam – me de emoção pela coragem que tomei a iniciativa de usar o preservativo como prenda aos meus professores, pareciam deixar cair uma lágrima de alegria, pois esta prenda vale VIDA e VIDAS. No entanto, o que me valeria oferecer como prenda um carro ao meu professor enquanto nem sequer um dia ele subirá?
Certamente, valeu; Valeu mais do que tudo – Preservativo. – vale mais a vida que outros ingredientes que levam a vida, pois com o preservativo o meu professor saberá preservar a vida dele, podendo ser “Professor de qualidade para o ensino de qualidade, com vida; assim, sendo livre do HIV/SIDA” - citação esta da mensagem do professor de Changalane.
Enfim, aqui, que fique uma prenda á Organização Nacional do Professor que é melhor preservar a vida para longa vida, não vergar no lema dos assadores que vendo uma linda, logo quer assar sem preservativo pois quém assa também é assado, por isso – Professor! Se fosse por mim não pense em assar.

Changalane, aos 22 de Setembro de 2010
Filipe Alexandre Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário